#STANLOONA! Guia definitivo sobre o grupo LOOΠΔ


Não é de hoje que o Gimme the Ting ouve e publica músicas originalmente orientais, principalmente k-pop (amém, Reboot). Antes de termos como 'k-pop' e 'j-pop' serem popularizados já era um hábito consumir todo esse mercado - no final é tudo música, e é isso que importa. E o que tem importado bastante no mercado do k-pop em termos de consistência é o grupo Loona (ou LOOΠΔ, ㅇㄷㅇㅅㄴ). Não necessariamente 'grupo', já que ele ainda não debutou. 'Mas, como assim?'
Calma, p*rra! Essa publicação é especialmente feita como um resumão de tudo que você perdeu mas que ainda tem tempo de acompanhar esse trem já em movimento que é todo o enredo das meninas do Loona. Lembrando que as garotas já tem um material de quase dois anos sem interrupções, então vou tentar condensar o máximo possível para que realmente seja um resumão!
Bom, o LOOΠΔ é um projeto vanguardista e inédito no k-pop da gravadora BlockBerry Creative, e consiste em um grupo que intencionalmente terá como resultado de muitos outros sub-projetos, o projeto principal que é um girlgroup com doze integrantes. Cada integrante teve seu debut (termo em inglês popular no k-pop, que faz jus ao sua tradução: estréia) com uma dinâmica contínua à se ligar às integrantes posteriores e também ao grupo final.
A primeira garota (a do mês de outubro) foi HeeJin, a introdutória ao universo do Loona (ou, como a fan-base e a própria gravadora chama: Loonaverse). Depois de algumas imagens e vídeo teaser, HeeJin teve seu pré-debut com o single de ViVid, em outubro de 2016. O lance do grupo de ornar cada garota com seu respectivo animal e cor teve sua iniciação desde esse primeiro videoclipe, então desde já fica aqui meu alerta: preste atenção em todos esses mínimos detalhes! O animal que representa a HeeJin é o coelho, e sua cor é o rosa. Um fato que seria recorrente desde ViVid era a idéia do Loona dar a volta por diversos países indo de encontro com as próximas integrantes. O país de Heejin é a França.




Após ViVid, os animais, as cores e os países, surgiu mais uma dinâmica do Loonaverse: iniciar um grande suspense antes de revelar as outras onze integrantes, uma por uma. 


A garota em questão era HyunJin, a segunda integrante do grupo. Com o single de Around You, a gravadora (chamaremos de 'BBC') trouxe uma baladinha como debut da segunda garota desse mês, junto de sua cor (amarelo, revelada na fonte da imagem teaser) e seu animal, o gato. O vídeo se passa no Japão.



Não satisfeita com as cores, animais e o suspense antes de revelar a garota do mês, a BBC mostrou no vídeo de Around You o início de uma série de cenas e imagens que começaram diversas teorias que ligam uma integrante às outras.
A b-side do single de Hyunjin, um feat. com a garota anterior (HeeJin), ganhou um vídeo oficial para a sub-unit das duas, 2Jin (mais uma sub-divisão do grupo inteiro), ainda no Japão.




O suspense de uma nova integrante mais uma vez foi trazido à tona com a garota do mês de dezembro de 2016.


HaSeul foi revelada como a terceira Loona. Seu país era a Islândia, sua cor verde e seu animal o pássaro. Foi revelado também pela BBC que ela seria a líder do grupo.



Junto do lead-single de Let Me In de HaSeul, sua b-side conta com a participação de HeeJin e HyunJin. The Carol é uma faixa natalina, por conta da época do mês de dezembro.




Já em 2017, voltamos a ter mais uma imagem-teaser misteriosa da próxima integrante e seu pré-debut single.


A garota do mês de janeiro foi revelada com o single de Kiss Later. O animal de YeoJin é o sapo, sua cor o laranja e seu país Taiwan. Além da faixa principal, seu single conta com mais uma música da dupla 2Jin, My Sunday, e um feat. de YeoJin com a líder do Loona, HaSeul, chamado My Melody. Ambos também ganharam videoclipes. Kiss Later acabou ganhando também uma Choreography Version.




Depois de YeoJin, voltamos a ter mais uma imagem-teaser da que seria a quinta integrante do grupo.


ViVi acabou sendo revelada junto do projeto da BBC de sub dividir o Loona, sendo o mês de março dedicado às promoções da sub-unit LOOΠΔ 1/3, que contém além de ViVi, HaSeul, HyunJin e HeeJin. Com Love&Life como lead-single do mini-álbum da unit, as garotas fizeram sua estréia em programas televisivos para a promoção do grupo. A unit encerrou o ciclo dos países com seu debut.




Já em abril, ViVi debutou com seu vídeo de Everyday I Love You. Sua cor é o rosa pastel e seu animal o cervo. A faixa conta com o feat. de HaSeul, além da participação de outras Loona durante o clipe. A b-side Everyday I Need You também ganhou um vídeo promocional.





Também em abril o Loona 1/3 fez seu comeback com o repack do Love&Life, o Love&Evil, com o lead-single Sonatine.




De volta ao percusso principal do Loona, uma nova imagem-teaser e trailers (inclusive eu sugiro muito você procurar todos esses vídeos teaser dela, são maravilhosos) foram publicada pela BBC, dessa vez da garota de maio.


KimLip foi revelada como a quinta integrante do grupo, e a repercussão de seu single chamou  atenção do restante do mundo para o Loona. Eclipse se tornou internacional, quebrando as barreiras do k-pop sendo ovacionada por grandes veículos da mídia como a Billboards, se tornando o single com maior notoriedade do Loona até então. A mudança para um novo arco do Loonaverse ficou evidente com o single de KimLip, já que sua sonoridade sensual se diferencia do aegyo/easy-pop que o grupo costumava fazer, mostrando a versatilidade e consistência que o Loona poderia entregar. O animal de KimLip é a coruja, e sua cor o vermelho. Eclipse foi produzida por Daniel Obi Klein (Red Velvet, Taemin, TVXQ). O vídeo também ganhou uma Choreography Version.




Depois de KimLip e das altas expectativas que Eclipse trouxe para os futuros lançamentos do Loona, mais uma imagem-teaser da próxima garota foi revelada.



JinSoul foi revelada como a garota de junho. Fica evidente durante todo o clipe que seu animal é o peixe, e sua cor o azul. Singing In The Rain seguiu o sexy-concept de Eclipse, e sua b-side, Love Letter, conta com a participação de KimLip. O vídeo ganhou uma versão alternativa para o V-Live com a participação de Heejin como rapper.



Nesse meio tempo entre JinSoul e a próxima integrante, o Loona 1/3 lançou o vídeo cheio de easter-eggs da faixa 51dB.



Mais um mês se aproximava e com ele mais uma imagem-teaser da próxima integrante do grupo.


Choerry foi revelada como a oitava integrante do Loona com o single de Love Cherry Motion. Conseguindo manter a consistência entre o aegyo das primeiras garotas com o sexy-concept de singles anteriores como Eclipse e Singing In The Rain, o vídeo também é repleto de easter-eggs e participações de outras integrantes, como YeoJin e HaSeul, além de KimLip e JinSoul, suas parceiras do ODD EYE CIRCLE, mais uma sub-unit anunciada pela gravadora. A cor de Choerry é o roxo, e seu animal o morcego.



Como já anunciado pela BBC, KimLip, JinSoul e Choerry se uniram e formaram as três o Odd Eye Circle, segunda unit do Loona. Com Girl Front como carro-chefe do mini-álbum Mix & Match, o vídeo elevou as teorias do Loonaverso às alturas, já que é um completo easter-egg para toda a ligação entre as integrantes já existentes e as que ainda não foram reveladas até então. É importante destacar que, por não ter debutado ainda, o Loona não promove suas integrantes, diferente das sub-units como o OEC, que retomou as promoções do Loona 1/3 em programas como o popular M Countdown. Girl Front também ganhou seu Choreography Version.



O mini-álbum conseguiu chegar ao posto de #2 na parada de k-pop da Billboards e #12 no iTunes US na categoria Pop (postos jamais alcançados pelo Loona), e não demorou muito até ganhar uma versão repack com mais algumas faixas inéditas, incluindo o single Sweet Crazy Love, co-composta por Charli Taft (Eclipse).


A faixa Loonatic ganhou uma versão em inglês e um lyric vídeo na mesma época do repack do Mix&Match (mais um vídeo cheio de cenas bônus e o aparecimento de uma garota misteriosa cercando as OEC).



Voltando aos lançamentos de novas integrantes do grupo inteiro, mais uma imagem-teaser da garota do mês de novembro (2017) foi revelada.


Yves debutou com o single de New, e deu início a um novo arco do Loonaverse. Algumas aparições surpresa em seu vídeo e easter-eggs do que seria uma nova unit nascendo fermentou mais ainda as teorias que cercam o debut do grupo completo. A b-side D-1 também é um solo de Yves, uma das poucas que não possui participação de outra integrante do Loona. New também tem seu Choreography Version. A cor de Yves é a borgonha, e seu animal o cisne, além da inserção de mais um elemento misterioso do grupo: as frutas (no caso da Yves, a maçã verde).


O Loona estava então chegando próximo da conclusão do ciclo de pré-debut de suas integrantes, agora nove. Mas restavam mais três garotas, e uma nova imagem-teaser foi revelada.


Chuu é mostrada como a garota de dezembro (2017) com o single de Heart Attack. Mais um videoclipe com participação de outras integrantes, o que se tornou comum entre as garotas, Chuu aparece com um explícito girl crush em Yves, o que movimentou mais ainda teorias no universo do Loona e da sub-unit que estava se formando também. A b-side Girl's Talk é uma parceria de Chuu com a Yves, e conta com a produção de G-High (Taeyeon, Red Velvet, Stellar, NCT). O animal de Chuu é o pinguim, sua cor é a pêssego e sua fruta é o morango. 



Ainda em dezembro, a gravadora presenteou os fãs com uma segunda versão de The Carol, agora com ViVi, Choerry e Yves.






Dando continuidade ao debut de cada integrante, é anunciada já em 2018 a penúltima garota.


Não contente com as prévias e suas legendas super misteriosas, a gravadora não só revelou o rosto da décima primeira integrante como revelou também quase que em seguida uma mudança radical no visual que vimos antes em seus teasers.

 


Go Won teve o seu pré-debut com OneOnly, sendo revelada como a penúltima Loona. Sua b-side, See Saw, conta com a participação de Chuu e KimLip. A cor de Go Won é turquesa, seu animal é a borboleta e sua fruta o abacaxi.


Tendo percorrido todo o caminho de pré-debut de suas integrantes, units e sub-units, a BlockBerry Creative decidiu então fazer um evento misterioso, chamado de Cinema Theory: Up & Line. Com atrações surpresa e presença das integrantes já reveladas, o evento ganhou também um teaser onde promete revelar finalmente a última integrante do Loona.


No evento rolou exibição dos videoclipes, além de vídeos inéditos como a Choreography Version de Singing In The Rain e uma versão inédita de Love&Life do Loona 1/3 com participação da Choerry, além de 'vídeo-explicações' que mostram a ligação entre os clipes das integrantes.
Passando tudo isso e com o público na expectativa para a solução de todo o mistério e teorias do Loonaverso, é lançado então a última imagem-teaser da décima segunda integrante do grupo.


Com a garota de joelhos fazendo menção ao ato de orar e com legendas de blasfêmia e cunho religioso, a nova integrante só confirmava a teoria do início de um novo arco no Loonaverse que a nova sub-unit ('Éden Unit', como a própria gravadora está chamando antes do anúncio oficial) tomaria. Olivia Hye foi revelada com o último vídeo solo do Loona, Egoist. Com feat. de JinSoul, a música foi lançada a alguns dias junto do clipe. E o que seria a conclusão de vários enredos solo e em grupo só aumentou mais ainda as teorias do público, com inúmeros easter-eggs e participações surpresa. A b-side de seu single, Rosy, conta com a participação de HeeJin e Go Won. O animal de Olivia Hye é o lobo, e sua cor é o preto/prata.




Junto de Egoist foi anunciado que será lançado sim uma nova sub-unit nesse mês de Abril, seguida de 'várias surpresas', segundo a própria BlockBerry Creative. 
No mais é isso, galera! Todo material que o Loona e suas sub-divisões vem lançando se mostram super consistentes e com alto potencial de grande alcance e longevidade. Todo o projeto de pré-debut é algo inédito no mercado do k-pop e serviu para consolidar todo um universo especial delas. Estamos todos na expectativa do que, segundo a Billboards, é uma das maiores promessas da música nesse ano de 2018, que é o lançamento oficial do Loona em sua completa forma, com todas as doze integrantes que ganhamos apreço e acompanhamos tão de perto sua evolução. Espero que esse guia definitivo (que não é definitivo, já que estamos sempre ganhando atualizações da BBC) tenha sido o resumão para os que não conheciam e que agora estão por dentro do Loonaverso, para os que já conheciam aqui e ali uma música ou outra se atentarem ao grande projeto que o grupo é (e de algo bem maior que ele está no caminho de se tornar), e o 'pack' de nostalgia e orgulho para os Stan Loona/Loonatics ao redor do mundo que já amam as garotas e percorreram junto à elas todo o percurso até aqui. Qual sua integrante favorita? Qual a teoria que mais tira o seu sossego? Qual o feat. mais legal? E o que você espera do Loona a partir daqui? Conta pra mim lá no twitter, instagram, facebook ou aqui mesmo nos comentários do Gimme the Ting, vamos teorizar! E é isso, até a próxima. E, claro: STAN LOONA. 
#STANLOONA! Guia definitivo sobre o grupo LOOΠΔ #STANLOONA! Guia definitivo sobre o grupo LOOΠΔ Reviewed by Eduardo Castro on 21:16:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.